|
QTS |
|
COBERTURAS |
INCLINADAS |
TELHAS ASFÁLTICAS |
UTILIZAÇÃO
PRECAUÇÕES
O telhado de telhas asfálticas será acessível unicamente para conservação.
O acesso à cobertura deverá ser realizado apenas por pessoal especializado.
PRESCRIÇÕES
Se o material de remate ficar danificado como consequência de circunstâncias imprevistas ou se mover e se dai resultarem infiltrações, deverá avisar-se um técnico competente, visto que podem ter um efeito negativo nos elementos estruturais.
A reparação da cobertura deverá ser realizada por um profissional qualificado, que disporá de cinto de segurança fixado aos ganchos de serviço ou a pontos fixos da cobertura e terá calçado de sola branda anti-deslizante.
No caso de se verificar algum sedimento na vertente da cobertura, deverá levantar-se a superfície afectada e um técnico competente estudará a causa, determinando a sua importância e se for necessário, as reparações que se devem efectuar.
Após um período prolongado de chuvas, neve ou ventos fortes, o utilizador deverá inspeccionar visualmente o aparecimento de humidades no interior do edifício ou no exterior para evitar que se obstruam as larozes. Assim, será verificada a ausência de roturas ou desprendimentos dos elementos de remate dos bordos e encontros.
PROIBIÇÕES
Não serão fixados sobre a cobertura elementos que a perfurem ou dificultem o seu escoamento, como antenas e mastros, que deverão ser fixados aos paramentos.
Não se verterão produtos químicos sobre a cobertura.
MANUTENÇÃO
PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
De 3 em 3 anos:
Verificação do estado de conservação das telhas asfálticas.
De 5 em 5 anos:
Revisão do telhado e dos elementos de recolha de águas, reparando os defeitos observados com materiais e execução análogos aos da construção original.