|
RUM |
|
REVESTIMENTOS |
ARGAMASSAS INDUSTRIAIS PARA RESTAURAÇÃO |
ARGAMASSAS MISTAS |
UTILIZAÇÃO
PRECAUÇÕES
Evitar-se-á despejar águas sobre o revestimento, especialmente se estiverem sujas ou arrastarem terras ou impurezas.
Evitar-se-ão golpes e atritos, assim como o despejo ou limpeza com produtos químicos.
PRESCRIÇÕES
Se se observar alguma anomalia no revestimento não imputável à utilização, como falta de aderência, porosidade importante, presença de fendas, manchas ou humidades capilares, com risco de desprendimento, levantar-se-á a superfície afectada e será estudada a causa por um técnico competente, que avaliará a sua importância e, se for o caso, as reparações que se devam efectuar.
As reparações do revestimento deverão realizar-se com materiais análogos aos utilizados no revestimento original mantendo-se sempre as juntas de dilatação. Para evitar o aparecimento de remendos na fachada devidos à diferença de tonalidade das cores, deve-se picar o revestimento original em toda a fachada e refazê-lo de novo.
PROIBIÇÕES
Não se admitirá a fixação de elementos pesados no revestimento, devendo fixá-los no suporte ou elemento resistente.
MANUTENÇÃO
PELO UTILIZADOR
Todos os anos:
Revisão do estado de conservação dos revestimentos, para detectar defeitos como descasques, fendas, abaulamentos ou esfoliações.
Limpeza de revestimentos à vista, com aplicação de água e esfrega manual com escova sem realizar uma grande pressão, em paramentos interiores.
PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
De 2 em 2 anos:
Verificação da ausência de processos patológicos tais como erosão mecânica, erosão química, fendas e fissuras, desprendimentos, humidades capilares e humidades acidentais.
Reparação dos defeitos que possam permitir a passagem da humidade.
De 5 em 5 anos:
Reposição de revestimentos, após limpeza prévia do pó, gordura e matéria orgânica, ao qual se seguirá uma raspagem da superfície.